Acqualur

resina cationica

Resina Catiônica

A princípio, é importante compreender que os sais e ácidos não se dissolvem na água como moléculas, mas se dissociam nela em partículas bem menores, eletricamente carregadas, chamadas íons.

E é aí que a resina catiônica entra, a sua função nos abrandadores é remover a dureza total presente na água, que é composta pelos íons positivos, como o cálcio e magnésio, principalmente, e substitui por íons de sódio. Ela também é capaz de remover, da mesma maneira, ferro dissolvido e manganês. Ou seja, sua principal atividade é separar os sais, e íons positivos.

A resina catiônica é gerada a partir do ácido sulfúrico, precisamente do grupo funcional ácido sulfônico -SO3H.

Esse tipo de resina trabalha em qualquer pH e separa alguns sais da água, tornando-a mais branda.

Procedimento de ativação

A partir do momento em que é instalada em seus respectivos vasos de trabalho, a resina catiônica inicia o procedimento de ativação, pois apresenta uma forte atração por átomos de cálcio e magnésio. Na ativação a troca iônica acontece pelo hidrogênio que está instalado na própria resina catiônica e, também outros cátions como sódio, potássio e ferro que também ficam retidos nela após a filtragem.

Após o nível abaixar, a regeneração da resina catiônica é feita por meio de solução de ácido clorídrico, que com a sua passagem, retira os íons de minerais retidos, deixando íons H+ em seu lugar, permitindo obter uma água contendo somente os ácidos dos sais dissolvidos na água, sendo que essa regeneração deve ser feita em contracorrente.

Esse processo feito com a solução de ácido clorídrico, faz com que a resina catiônica obtenha a redução completa da alcalinidade e realizar assim uma desmineralização parcial por simples filtração.

Vantagens da resina catiônica

Se você preza pela economia, a resina catiônica é o investimento assertivo, pois por conta da regeneração dessa resina, é possível reutilizá-la após realizar trabalhos de filtragem e abrandamento.

Muitas indústrias estão buscando a resina catiônica para utilizar em seus processos e obtendo a pureza necessária da água a ser empregada na fabricação de seus produtos Sem contar que a água que está sendo tratada com a resina catiônica ficará isenta da maioria dos sais dissolvidos.

Adquira a resina catiônica com a Acqualur

Para processos como desmineralização, abrandamento e pré-tratamento para sistemas de osmose reversa, as resinas de troca iônica são indispensáveis, e a Acqualur indica para processos industriais a resina catiônica para filtros com a função de captar elementos indesejáveis, pois como vimos ao decorrer do texto ela age na liberação de íons de sódio (Na) e hidrogênio (H).

A Acqualur com sua vasta experiência, terá o prazer de indicar qual o melhor tratamento de água para a sua necessidade. Não exite em entrar em contato e buscar o melhor para a sua indústria.

Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts: