Acqualur

doencas x ambientes fechados

Qual a Relação de Doenças e Ambientes Fechados

Em época de pandemia devido ao COVID-19, qualquer espirro já é olhado com medo. A mídia vem alertando todo o tempo sobre cuidados com a saúde e principalmente com nosso pulmão, visto que o corona vírus afeta a saúde pulmonar.

Mas, qual seria a relação de doenças com os ambientes fechados? Existe maior proliferação de doenças em locais não arejados?

Quanto tempo essas doenças ficam no ar? Calma! Continue lendo, tire algumas das dúvidas mais frequentes e aprenda alguns cuidados com a sua saúde.

Ambiente fechados e mal ventilados, podem sim causar doenças respiratórias. Alguns
microrganismos como bactérias, fungos e vírus, se proliferam e tomam conta do ambiente. A falta de ventilação, humildade excessiva, mofo , somado a aglomeração de pessoas, faz com que o ambiente seja uma bomba relógio, caso uma pessoa esteja com alguma doença respiratória.

Com um espirro, uma pessoa doente, pode contaminar todo o ambiente por até 96 horas. Esse vírus fica pelo ar, nos objetos, nas paredes em resumo em todo local não ventilado.

Por isso é tão importante a limpeza a manutenção de carpetes, ar condicionado, maçanetas, em geral todo o lugar que mais de uma pessoa passe as mãos.

Durante o inverno e dias frios, temos o péssimo habito de deixar janelas e portas fechadas e aí mora mais um perigo, visto que o desenvolvimento de microrganismos é bem maior com o frio, agravando assim muito os casos de doenças respiratórias, como:

Gripes, resfriados, dor de garganta, pneumonias, rinite, sinusite, bronquite, asma, etc.

A limpeza feita regularmente com água e sabão e até mesmo o álcool gel 70% ajuda na
prevenção dessas doenças.

Mas, a importância de se hidratar também não pode ser deixada de lado, visto que tomar água pode prevenir em até 80% o risco de contagio e alguma evolução de uma gripe simples, para até mesmo uma pneumonia.

Manter toda mucosa do nariz, boca e olhos hidratados, faz com que nossa imunidade aumente, ativando o melhor funcionamento da imunoglobulina IgA (presente principalmente na saliva), que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções.

E quem já está com algum resfriado, tome água! Esse santo remédio, ajuda a baixar a febre pois age reduzindo a temperatura corporal, melhorando a absolvição dos nutrientes, ajudando até mesmo com desconforto por causa de dores no corpo. A água ajuda com que seu corpo possa se recuperar o mais breve possível!

Mais uma vez a água mostra a sua importância para os seres vivos. Seja na limpeza, seja para consumo e cuidar da nossa saúde a água é um elemento fundamental ao organismo, está presente no sangue e nas células, exercendo várias funções essenciais.

Mas, também não podemos nos esquecer que a água só pode ser consumida se for pura e tratada.

Deixando o ambiente arejado e limpo, lavando sempre nossas mãos ou higienizando com álcool gel 70% e tomando água potável, estaremos prevenindo futuras doenças respiratórias e cuidando não só de nós mesmo, mas todas as pessoas que convivem diariamente no mesmo ambiente.

Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts:

Fonte:
https://www.sesipr.org.br/informacoes-sst/por-que-a-hidratacao-e-tao-importante-diante-do-cenario-de-covid-19-1-33630-434317.shtml