Existem meios filtrantes para cada contaminante, e nessa matéria será apresentado os tipos de meios filtrantes utilizados para remover partículas, melhorar a cor, o odor e o sabor.
Sabemos que só podemos consumir água potável, certo? Mas pra que ela chegue até nós potabilizada, é imprescindível que ela tenha certas características, e para que ela atinja tais atributos é necessário passar por alguns meios filtrantes.
Características que a água potável possui
- Cor: característica física da água potável, que deve ser incolor. Devendo apresentar aspecto límpido e transparente;
- Odor e sabor: a água potável deve ser inodora, e possuir sabor agradável ao paladar;
- Turbidez: característica física que indica as partículas que impedem a passagem de luz pela água;
- Dureza: característica química que indica o teor de sais de cálcio e magnésio, com a inclusão dos carbonatos, sulfatos, cloreto de cálcio e cloreto de magnésio. O limite de dureza aceitável para uma água potável é de 100 ppm de carbonato de cálcio, sendo tolerável a faixa até 200 ppm;
- Não contém microorganismos que possam causar doenças ao ser humano, nem substâncias em concentrações que possam causar prejuízo à saúde.
Tipos de meios filtrantes
Membrana: a filtração por membranas é uma forma especial de filtração de superfície, onde possui uma capacidade baixa de retenção de sólidos, mas bastante precisa. Pode ser usada para baixas vazões e para remover partículas maiores que 10 micra. Os poros da membrana são produzidos com pequena variação. Estes sistemas são preferidos para filtrações seguras e para uso farmacêutico.
Carvão ativado: Material de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros apresentando, portanto, um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases. Porém, não são adequados para remoção de partículas sólidas, mas removem partículas de 20 micra e acima.
Carvão antracitoso: Carvão fóssil, de alto teor de carbono que submetido a processo físico-químico possui excelente propriedades para utilização como meio filtrante. Remove a turbidez e outros resíduos. Por razões superficiais o antracito não retém a água, possibilitando uma maior taxa de filtração.
Areia e pedregulhos: esses outros tipos de meios filtrantes o objetivo de filtração física de partículas sólidas; dependendo do grau de filtração desejado é que se determina a granulometria do material a ser aplicado.
Estes produtos são de origem mineral natural, retirados dos leitos dos rios onde são lavados e classificados de acordo com as granulometrias. São usados esses meios filtrantes para altas vazões e remoção de sedimentos e partículas de 25 micra e maior.
Meios filtrantes da Acqualur
A Acqualur fornece meios filtrantes que vão potencializar a qualidade da água tratada.
Entre em contato com a equipe técnica da Acqualur, tire suas dúvidas e solicite um orçamento dos meios filtrantes.
Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts: