Primeiro vamos entender onde é usada a água de reúso. A água de reúso é ideal para fins não nobres, tais como: lavagem de carros, peças, motores, pisos, jardinagem, descarga de banheiros e outros que não sejam para consumo humano e animal, ou seja, que não seja destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal.
Em grande parte dos casos, sua utilização engloba geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigação de jardins. Todas essas atividades não necessitam da utilização de água potável, sendo assim, a água de reúso faz com que maior quantidade de água potável seja disponibilizada, ajudando, portanto, no problema de abastecimento.
Em todo o planeta é grande a preocupação com a disponibilidade de água potável para a população. O uso exacerbado desse recurso e a constante contaminação e poluição dos rios e lagos favorecem a crise hídrica ao redor do mundo. Portanto, o tratamento de água de reuso é um processo de suma importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, cidadãos e governos.
Vantagens do tratamento
- Economia financeira
- Sustentável
- Baixo investimento e retorno rápido
- Fácil de instalar e operar
- Sistema compacto
Onde pode ser usada a água de reúso
Normalmente a água residuária é proveniente do banho, cozinha, processos de fabricação industrial e águas de infiltração.
Em empresas/ indústrias: a água usada em processos industriais pode ser tratada numa estação de tratamento de água na própria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produção.
A água da rede de esgoto: essa água passa por um processo eficiente de tratamento e pode ser utilizada para regar jardins públicos, lavar ruas e automóveis e irrigar plantações.
Como funciona o processo de tratamento de água de reúso
Existem dois tipos principais de reúso: o indireto e o direto. O reúso indireto é aquele em que água utilizada em alguma atividade humana é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada em sua forma diluída, liberando novamente nos corpos hídricos sem ou com tratamento prévio. O reúso direto, por sua vez, é o uso planejado da água residuária, ou seja, os efluentes, depois de tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reúso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.
A Acqualur evita o desperdício e valoriza a água de reúso
O tratamento do reúso é de extrema importância para a consciência ambiental e valorização dos recursos hídricos. A Acqualur apoia essa causa, sabendo que se não desperdiçar, não vai faltar.
Lembrando que é importante fazer a análise constante da água para que ela possa ser aplicada de forma correta sem colocar em risco a saúde da população.
Portanto, o tratamento de água de reúso é um bom exemplo de como podemos evitar o desperdício e reaproveitar.
Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts: