Acqualur

agua na historia do homem

A água na história da humanidade

Desde que existe vida, existe água. Sem ela é impossível viver. O homem primitivo já se preocupava em armazenar a água das chuvas.

Muitas pessoas imaginam que o tratamento de água é uma coisa recente, mas na verdade, é uma atividade muito antiga, pois as civilizações mais remotas criaram muitas técnicas para afastar os detritos e resíduos que produziam, justamente para não utilizarem água contaminada.

Os antigos nômades, que se mudavam constantemente de lugar uma vez que o mesmo já não lhes proporcionava o que necessitavam para sobreviverem, acabavam deixando rastros de alimentos e dejetos acumulados nesses lugares, o que causava estragos ambientais, mas nem de longe se comparam aos que causamos nos dias atuais.

Com o passar do tempo o homem passou a desenvolver práticas agrícolas que passaram a modificar o solo e até mesmo os caminhos das águas. Com isso a necessidade de se mudar constantemente se tornou extinta e resultou em maior produção de lixo e esgoto. Isso se tornou um problema que conhecemos bem até os dias de hoje, com a proliferação de insetos, ratos, doenças e como consequência a poluição dos mananciais.

Suas crescentes necessidades aumentavam a quantidade de água necessária e a preocupação em procurar novas fontes para as suprir, foi quando começaram a procurar água no subsolo.

Os primeiros registros dos Incas na América, indica que eles canalizaram a água para irrigar as áridas terras da costa do Peru.

Já no Egito, os arqueólogos notaram técnicas sofisticadas de armazenamento e irrigação das terras. Eles dominaram principalmente a arte de recolher a água advinda das enchentes do Rio Nilo.

Os aquedutos, uma solução bem conhecida pelos romanos, eram usados para abastecer as chamadas termas, um tipo de piscina publica usada para banhos. Por volta do ano 300 d.C., existiam em Roma mais de 300 banhos públicos e que, ainda ofereciam opções de água quente, morna ou fria.

Uma curiosidade histórica é que esses banhos ficavam ao lado de salas de esportes e salas de massagem.

A população romana usava em torno de 3 milhões de litros de água por dia e não é à toa que se destacou pela construção de redes de esgoto e canalização da água das chuvas.

Enquanto em outras civilizações, era comum as pessoas fizessem suas necessidades fisiológicas diretamente no solo. A população mais abastada utilizava recipientes para fazer suas necessidades, porém, era comum que todos descarregavam seus dejetos próximo às residências. O que fazia com que quando chovia, esses dejetos fossem carregados para rios e lagos, contaminando a água e trazendo muitas doenças.

Os japoneses e os egípcios passaram a filtrar a água em vasos de porcelana, antes de utilizar em atividades domésticas como cozinhar, o que era uma maneira efetiva de purificar a água.

Com o crescimento das civilizações, se iniciou no século XVIII, o desenvolvimento da indústria. Nessa época, as fábricas de tecidos se tornaram muito populares, o que acarretou na vinda de muitos artesãos para os centros urbanos.

Sem muito saneamento básico, o período foi marcado por grandes epidemias, como a cólera e a febre tifoide, que são doenças transmitidas pelo consumo de água contaminada.

Marcado por suas inúmeras vítimas, este período fez com que a Inglaterra e outros países da Europa passassem a introduzir descargas, parecidas com as que utilizamos atualmente, e desta maneira, direcionando este dejetos para estações de tratamento.

No Brasil, o primeiro lugar a implantar a rede de coleta para escoamento das águas das chuvas, foi a cidade do Rio de Janeiro, entretanto, essa rede atendia apenas a área da cidade onde viviam os aristocratas da época.

Atualmente, vivemos em uma fase de pleno desenvolvimento da ciência e tecnologia, e a poluição da água não deveria ser mais um problema, entretanto, parece que paramos de evoluir nesse aspecto.

O que significa que se não focarmos em encontrar uma solução inovadora para este problema somado com a rapidez do crescimento populacional, os 16% de água doce que o planeta possui, não serão suficientes para contar a história de futuras gerações, por isso, precisamos começar a nos preocupar com o futuro da água na história da humanidade.

Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts:

Fonte:
https://www.coladaweb.com/historia/a-agua-na-historia-do-homem
https://www.eosconsultores.com.br/historia-saneamento-basico-e-tratamento-de-agua-e-esgoto/