Que é necessário conscientizar pessoas sobre o desperdício d’água é algo que aprendemos desde cedo, nas escolas e na própria mídia, mas, você sabe do real impacto que o elevado consumo de água tem sobre o planeta?
Todos os dias o consumo aumenta junto com o número de pessoas na Terra, o desperdício mesmo sendo muito discutido tem poucas ações, ou menores resultados dentro do esperado.
Muitos planos para diminuir as consequências da crise hídrica que o planeta enfrenta, são propostos e discutidos pela ONU, como por exemplo, o consumo médio diário deveria ser 110 litros por habitante/dia, uma vez que esta quantidade deveria bastar para cobrir todas as necessidades diárias de um ser humano.
Quando se trata do Brasil o quadro muda drasticamente, levando em consideração que a cada 100 litros de água tratada, 37 são desperdiçados. Esse desperdício compreende vazamentos, falta de medição correta, roubos e até ligações irregulares. O Brasil usa em média 166,3 litros por habitante/ dia segundo a ONU, o que representa são 51% a mais do que o recomendado.
Lembrando que a água utilizada não retorna a natureza, é importante saber que alguns setores da nossa economia saem na frente quando se fala de desperdício, vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Agricultura:
É o setor que mais utiliza água no Brasil, utilizando o equivalente a 54% do consumo total e sofre com a seguinte questão: Como aumentar a produção de alimentos sem causar tanto impacto no meio ambiente?
Essa preocupação é parte do cotidiano do agricultor, uma vez que 50% da água utilizada é “perdida” por causa do fenômeno da evaporação. Sem contar os agrotóxicos que acabam contaminando a água e afetam a qualidade dos alimentos.
Em Minas Gerais, estudos apontam que um bom planejamento junto com estudos de qualidade do solo, podem diminuir drasticamente o desperdício de água, além de apontar quando e qual a quantidade com que deve-se irrigar a terra. Essa medida pode reduzir em 20% o consumo da água.
Indústria:
Segundo a ANA (Agência Nacional de Água), “a indústria é responsável por 17% da vazão de água retirada no País, aproximadamente 2373 metros cúbicos por segundo – um metro cúbico equivale a 1000 litros”.
A Confederação Nacional da Industria (CNI), o Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços e a ANA firmaram um acordo de dois anos, e criaram juntos uma série de soluções eficientes e medidas para diminuir o desperdício da água.
Vida urbana:
O consumo cotidiano da vida na cidade é responsável por 9% do volume de água utilizado no Brasil. A demanda causada pelo crescimento populacional não acompanha a velocidade do tratamento da água, o que acaba resultando em crises hídricas cada vez mais frequentes.
Muitos brasileiros ainda alimentam péssimos hábitos como banhos demorados, escovar dentes e lavar louças com a torneira aberta, assim como, a lavagem frequente de calçadas e carros, uma série de pequenos gastos que se torna gigantesca quando somados.
São Paulo e Minas Gerais são os estados brasileiros que mais sofrem com racionamento de água. Em períodos de seca, geralmente meses de inverno quando as chuvas são menos frequentes, existe rodízio de abastecimento de água.
Esses rodízios funcionam da seguinte maneira, o abastecimento de água nessas regiões é alternado entre 4 dias de corte no abastecimento e 2 dias de distribuição normal. O que afeta diretamente o saneamento básico dessas regiões.
Em pleno ano de 2020 e com um uma infinidade de informação disponível a respeito desse assunto, muitas pessoas justificam o mal uso da água, com frases do tipo “se eu pago, tenho direito”. Esquecendo que a todos os seres vivos dependem da água.
Para garantir nossa sobrevivência e o desenvolvimento econômico do país, saneamento básico, a racionalização e reuso da água, juntamente com pesquisas, dados e informações estatísticas são medidas que estão capacitando cada vez mais profissionais e empresas do ramo de água e afetando pessoalmente diversas vidas ao buscar uma solução para este problema.
Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts:
- A importância da hidratação na terceira idade
- Sustentabilidade para um futuro melhor
- Como funciona a limpeza química de membranas de dessalinização de água?
Fonte:
https://www.eosconsultores.com.br/consumo-e-desperdicio-de-agua/
https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/acordo-estimula-uso-racional-da-a-gua-em.2019-03-15.2520929628