Tornou-se impossível falar do futuro sem real preocupação com o planeta e consequentemente, com a vida em geral.
A pandemia do novo Coronavírus trouxe à tona muitas questões relacionadas à conservação da vida como um todo e de uma forma muito impactante. Nós durante séculos utilizamos muitos recursos do planeta sem pensar no amanhã e agora estamos sendo cobrados por isso. A pergunta que não quer calar é: o que vamos deixar para as próximas gerações?
A ONU, juntamente com mais 193 países se reuniram para traçar um plano com o objetivo de mudar o mundo até 2030. A seguir, nós vamos apresentar um pouco sobre alguns desses objetivos.
“Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.”
Acabar com a pobreza é um desafio enorme para todos as nações, com isso, nesse planejamento foi sugerido aos países, formar parcerias que mobilizem recursos para criação de programas e políticas públicas de modo a transformar esse cenário, fazendo com que todas as pessoas possam ter o mínimo para sobreviver e eventualmente, esses países serão capazes de reduzir a população que vive em situação de extrema pobreza.
“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.”
Você consegue acreditar que atualmente, existem mais de 500 milhões de pessoas em situação de desnutrição no mundo? Isso equivale a aproximadamente, 7.5% da população mundial.
O que faz com que seja absolutamente necessário que sejam desenvolvidos programas e políticas de segurança alimentar que sejam capazes de dobrar a produtividade dos pequenos agricultores até 2030, essas soluções devem também ser capazes de aumentar a renda de mulheres e povos indígenas e suas famílias.
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades.”
É imprescindível que os governantes trabalhem para combater grandes problemas de saúde pública como a mortalidade neonatal (que compreende desde bebês natimortos a crianças com menos de 1 ano de vida completo), além da obesidade e da erradicação de doenças como o HIV, a tuberculose e a malária.
Ainda que muitas pessoas pensem o contrário, questões como a conscientização quanto ao uso de álcool e drogas e o esclarecimento cada vez maior em torno da saúde mental e da importância do bem-estar psicológico e físico fazem parte do que entendemos por saúde pública.
“Assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”
Da infância até a vida adulta, as metas desse objetivo focam em garantir educação para todos, independente de seu gênero. Contudo, é preciso ainda que exista um cuidado especial com as meninas, pois infelizmente, a evasão escolar de muitas delas ainda tem como principal causa, gestações precoces e até mesmo casamentos arranjados.
“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.”
A disparidade relacionada à questões de gênero, é tão importante que recebeu um parágrafo especial. Discussões de igualdade de gênero e erradicação de todas as formas de violência contra a mulher se tornaram uma meta.
Para o cumprimento dessa meta, é essencial que mulheres tenham o mesmo direito que os homens, à educação, segurança e oportunidades de trabalho.
“Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.”
A escassez de água já afeta mais do que 40% da população mundial, com essa preocupação em mente, a ONU espera que até 2030 com um programa de gestão responsável por recursos hídricos, saneamento básico e proteção ao ecossistema, todas as pessoas tenham acesso à água potável.
Nosso papel para mudar esse cenário, é não apenas falar sobre a sustentabilidade, mas sim, colocar em prática pequenas ações como banir o uso de sacolas plásticas, copos descartáveis e canudos plásticos, nos empenhar para colocar em prática a coleta seletiva de materiais recicláveis, além de cobrar nossos governantes.
Cada vez que discutimos sobre o assunto e conscientizamos mais pessoas, damos pequenos passos em direção à mudança e ao cumprimento desses objetivos. E você, o que está fazendo para que o mundo seja um lugar melhor até 2030?
Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts:
- A importância da hidratação na terceira idade
- Novas Tecnologias para Purificação da Água
- Como funciona a limpeza química de membranas de dessalinização de água?
Fontes:
https://blog.bemglo.com/sustentabilidade-passos-para-o-futuro/
https://plan.org.br/conheca-os-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/#:~:text=Em%20setembro%20de%202015%2C%20percebendo,objetivos%20(ODSs%20)e%20169%20metas