Acqualur

o desperdicio de agua no brasil e no mundo

O desperdício de água no Brasil e no Mundo

O planeta Terra tem o privilégio de ter a água como fonte de vida. Cobrindo 75% da superfície da Terra, dessa totalidade, 97% é salgada, representada pelos mares e oceanos. A água doce por outro lado fica apenas com 3% que dentro desse volume a maior parte é representada por geleiras e o restante está nos rios, lagos e lençóis subterrâneos.

O calculo é preocupante já que a população mundial cresce mais a cada dia e a demanda pelo consumo de água potável aumenta igualmente, mas sem acompanhar o ritmo de tratamento dessas águas. De cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos e os 37 restantes são perdidos. As perdas ocorrem devido à vazamento, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta e roubos.

A média de consumo diário que a ONU recomenda é 110 litros por habitante/dia. Essa quantidade é suficiente para suprir as necessidades básicas de uma pessoa. Porém não é isso que acontece segundo dados do Instituto, no Brasil o consumo médio é de 166,3 litros por habitante/dia. O que fica 51% acima do recomendado e isso já é notável em grandes capitais como

Minas Gerais e São Paulo, que sofrem com a estiagem em épocas de baixo nível de chuvas.

A água percorre um longo caminho até poder ser consumida sem apresentar riscos à saúde. O tratamento de água consiste em procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Importância do Tratamento de Água

Ainda hoje, uma criança com menos de 5 anos, morre por minuto em razão da falta de acesso à água potável, além das diversas doenças que podem ser transmitidas pela água não tratada como a febre tifóide, cólera, diarréia, esquistossomose e até mesmo hepatite.

A água não-potável carrega não apenas microorganismos transmissores de doenças, mas também detritos, contaminações por ferro, areia, lodo, sedimentos e muitos resíduos que  se consumidos com freqüência podem prejudicar muito a saúde humana. A contaminação pode ocorrer não somente quando se ingere a água, mas também na lavagem de frutas e vegetais, cozimento de alimentos e até mesmo a lavagem de pratos, talheres e utensílios de cozinha em geral, sem contar quando escovamos os dentes, tomamos banho e até mesmo na lavagem de nossas roupas.

Muitas vezes a água sai da estação de tratamento em perfeitas condições de consumo, mas se até o caminho de sua casa, ela passar por tubulações envelhecidas e com rachaduras que acabam liberando resíduos poluentes ou até mesmo caixas d’água com alto teor de cloro, essas interferências podem impactar diretamente a qualidade da água.

Setores agrícolas e industriais também dependem de água potável para continuar funcionando e fazer a economia girar. Por isso devemos prestar mais atenção e cuidado num simples ato de abrir uma torneira. Nem todos têm esse privilegio e temos que cuidar desse liquido precioso para futuras gerações possam ter saúde e viver com os mesmos privilégios que nós.

Concluímos que a água é nosso canal de saúde ou de doença e cada dia que passa, temos que prestar mais atenção em todo trajeto que ela percorre até entrar em contato com nosso corpo. Para garantir nosso copo de d’água de cada dia, temos que começar hoje a cuidar e preservar essa fonte de vida.

Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts: