Chegamos em 2020, o tão sonhado futuro, onde a tecnologia está em nossas mãos todos os dias, porém há um problema muito mais sério do que carros que possam voar. E esse problema tem causado insônia em muitos cientistas, pois a previsão de que a água se torne um recurso natural extinto é um risco real.
Hoje em dias muitas regiões já sofrem com esse pesadelo, existem lugares onde a água ainda não é filtrada e acaba causando morte principalmente em crianças abaixo dos 5 anos. A estimativa é de que uma criança morre por minuto em consequência da falta de água e saneamento.
Por isso, tecnologias para purificação da água é um tema que deve receber a devida atenção não só de autoridades governamentais, mas de toda a população mundial, afim de que possamos evitar uma futura catástrofe derivada da falta de água potável.
Felizmente, há uma série de novas tecnologias quem vem ganhando devido destaque na área cientifica.
Tecnologias para Purificação da Água
Boyan Slat, um rapaz de apenas 19 anos, não pôde fechar os olhos para o que estava acontecendo com as águas da Holanda, o que fez com que ele fundasse o projeto “Ocean Cleanup”, que consiste em uma tecnologia capaz de limpar o lixo do Oceano Pacífico no período de uma década.
Funciona como uma barreira flutuante que se aproveita das correntes marítimas para bloquear os resíduos do oceano.
Os promissores testes apontaram que a barreira pode coletar plásticos em até três metros de profundidade. Além de retirar do mar uma quantidade considerável de zooplâncton, ou seja, além de limpar as águas, facilita o reaproveitamento e a reciclagem do plástico. A estimativa é de que o sistema remova até 65m³ de lixo por dia do oceano.
Outro sistema de tecnológico promissor é a “+ POLL”, a tecnologia encontrada em East River na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, purifica as águas e ainda oferece entretenimento aos cidadãos nova iorquinos em dias de calor. + A POOL limpa todos os dias mais de 600.000 galões de água do rio. Sem produtos químicos, sem cloro, apenas água natural do rio.
Com o investimento de 15 milhões de dólares, o sistema de filtragem da piscina limpará as águas enquanto flutua sobre elas e ainda diverte a família inteira, já que a piscina contém alas exclusivas para crianças e adultos.
No, Brasil, a pesquisadora Claudineia Silva, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, em Piracicaba, descobriu na casca da banana um filtro natural e muito potente.
Ao aquecer a casca da banana a 60° durante 24 horas, equivalente a exposição solar durante uma semana, o material triturado e peneirado foi então adicionado às águas dos rios Piracicaba e Capivari, o agente se mostrou promissor e eficaz na limpeza de águas com alta concentração de metais pesados e compostos orgânicos.
Pensando nos vazamentos de petróleo, foi criado o projeto que foi denominado “Bio-Cleaner”, um peixe-robô que se parece com aspirador de pó, purifica as águas sugando o óleo e ao mesmo tempo, ele emite uma onda sonora a fim de afastar os animais para longe de manchas de petróleo.
Já o estudante de Engenharia Civil da Universidade de Buffalo, Deshawn Henry, criou uma lente solar capaz de filtrar a água. O mecanismo que consiste em usar a luz solar para aquecer a água a uma temperatura capaz de purificá-la não necessita de um alto valor de investimento, o que beneficiará países de baixo desenvolvimento econômico se colocada em prática.
Chegamos à conclusão de que alguma atitude deve ser tomada agora pois não há mais tempo para fechar os olhos para a eminente falta de recursos naturais.
Existem pessoas que realmente se dedicam diariamente para achar soluções práticas a fim de tratar a nossa água, desenvolvendo tecnologias para purificação da água. E o que você está fazendo para cuidar do futuro do planeta? Se cada um fizer um pouco, podemos reverter esse quadro antes que seja tarde demais.
Gostou do conteúdo? Leia também nossos posts: